fbpx

É possível pedir um empréstimo estando desempregado?

Pedir um empréstimo é uma decisão séria. Especialmente para quem está desempregado, já que corre o risco de não ter como pagar o banco. 

Além disso, pouca gente sabe, mas é possível solicitar um empréstimo sem comprovação de renda. Existem diversas opções para quem precisa de crédito, mas não está trabalhando. 

Confira abaixo as melhores modalidades de crédito para desempregados.

Quais os melhores empréstimos para quem está desempregado?

1. Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é bastante popular e costuma ser aceito com mais facilidade pelas instituições. 

Isso porque consiste em colocar um imóvel como garantia de pagamento, caso o crediário não consiga arcar com o pagamento das parcelas. Assim, mesmo estando desempregado, o banco provavelmente irá liberar o crédito.

Ao colocar um imóvel como garantia, o banco fica mais seguro de que o valor será restituído. 

É por esse motivo que essa categoria tem as menores taxas e condições de pagamento mais flexíveis. Por exemplo, é possível obter um prazo de pagamento maior do que 6 anos. 

Por sua vez, o limite de crédito liberado também é maior, já que está atrelado a 60% do valor de mercado do imóvel. No entanto, o banco irá fazer uma análise na propriedade. 

2. Empréstimo com garantia de veículo

O empréstimo com garantia de veículo é similar ao empréstimo com garantia de imível. No entanto, o bem oferecido ao banco é o automóvel do crediário. 

Esse automóvel pode ser um carro ou moto quitados, mas deve estar no nome do solicitante.

Assim como a linha de crédito anterior, essa também oferece taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento. Contudo, o limite de crédito a ser disponibilizado é entre 60% e 70% do valor total do veículo.

Além disso, mesmo desempregado ou inadimplente, o índice de aprovação desse tipo de empréstimo é bastante alto. Contudo, os requisitos variam de instituição para instituição.

3. Outros tipos de empréstimo com garantia

Além dos citados acima, existem outras opções de empréstimos para quem está desempregado. No entanto, quase todos são por meio de garantia de outros bens.

Por exemplo, um que vem sendo utilizado cada vez mais nos últimos anos, é o empréstimo com garantia de celular. Funciona da mesma maneira que os anteriores, com a possibilidade da empresa bloquear o acesso ao aparelho se o valor não for devolvido.

Outra modalidade de empréstimo para desempregados é o crédito com garantia do FGTS, restituição do imposto de renda e de valores de investimentos aplicados.

Quais cuidados devo ter ao solicitar um empréstimo estando desempregado?

Antes de solicitar um empréstimo, especialmente quando está desempregado, é preciso pesquisar e verificar se a instituição escolhida é confiável.

Para isso, basta checar se está registrada no Banco Central e atuando dentro das diretrizes da instituição. 

É preciso tomar cuidado com golpes. Também é importante avaliar as condições financeiras antes de contratar um empréstimo. Afinal, quando se está desempregado, o risco de acabar não pagando é maior.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *